O novo filme do Homem-Aranha chegou aos cinemas esta semana junto com diversas referências. Confira abaixo nossa lista com 39 easter eggs que podem ser encontrados.

Abertura

Logo no começo do filme temos a abertura da Marvel Studios que todos conhecemos se não fosse por um detalhe: ao invés da música que estamos acostumados, temos a clássica trilha-sonora da série de TV do herói nos anos 60. Confira abaixo como ficou:

Controle de Danos

anne.jpg

Logo na primeira cena do filme somos apresentados ao Controle de Danos, que basicamente é quem limpa a bagunça das lutas entre herois e vilões. Além da própria empresa ser citada a todo momento e ser importante para a trama, a própria presidente Anne Marie Hoag aparece no longa sendo interpretada por Tyne Daly. A Marvel já havia planos de fazer uma série do Controle de Danos pela ABC, e essa pode ter sido a primeira aparição.

Amigão da vizinhança

250px-friendly_neighb_spiderman_01

No filme podemos conferir, mais de uma vez, Tony Stark pedindo para Peter não se preocupar com problemas maiores e ser apenas o amigão da vizinhança. Esse termo faz referência ao Homem-Aranha que lida com problemas menores, como assaltos a banco na região e também faz referência às séries de Peter David, lançadas em 2005, que recebeu o nome de “Friendly Neighborhood Spider-Man”.

Bruce Banner e Howard Stark

c0d22d1be21bb248-600x400

Assim como vimos no trailer do filme, Bruce Banner faz uma participação especial ao lado de figuras como Charles Darwin, Thomas Edison e Albert Einstein na sala de aula de Peter. Dessa vez, sua aparição não remete ao Hulk, mas ao seu estudo no campo de radiação gama.

Além disso, o pai de Tony Stark, Howard Stark e Abraham Erskine, criador do soro de super-soldado do Capitão América também são homenageados com ilustrações na parede.

Armas alienígenas

O personagem Abutre trabalhava recolhendo os materiais alienígenas da batalha de Nova York em Vingadores (2012), e nesse filme podemos ver novamente diversas armas Chitauri reutilizadas por criminosos para assaltar bancos. Além disso, também podemos ver uma que lembra bastante o equipamento usado por Loki. Até Ultron faz uma participação especial.

Roubo de banco

O assalto ao banco, que já podia ser visto no trailer, faz referência a uma cena da hq Ultimate Spider-Man de Brian Michael Bendis e Mark Bagley, onde bandidos também assaltam usando máscaras dos Vingadores.

Star Wars

Depois de Peter Parker usar Star Wars como referência para derrubar o Homem-Formiga em Guerra Civil, agora podemos ter certeza que ele é um fã da saga. Em seu quarto temos vários brinquedos dos filmes, como uma X-Wing e a Estrela da Morte de LEGO que ele monta com Ned.

Of Human Bondage

Em uma das cenas na escola, vemos Michelle ler o livro Servidão Humana (ou Of Human Bondage) escrito por William Somerset Maugham e publicado em 1915. A história do livro é sobre um jovem que tem seus pais mortos e passa a morar com seus tios, fazendo referência a Peter Parker.

Capitão América

Além de Tony Stark, outro vingador que faz aparições no filme é o Capitão América, que também pode ser visto nos trailers. Ele está usando o mesmo uniforme de Os Vingadores, que foi projetado por Phil Coulson.

Ned e Ganke Lee

Ned (Jacob Batalon), o “nerd do computador” de Homem-Aranha: De Volta ao lar parece ter sido inspirado em Ganke Lee, o amigo de Miles Morales no universo Ultimate. Os dois conhecem a identidade secreta do herói e o ajudam nas missões, além de se parecem um pouco fisicamente.

Betty Brant

A garota loira que aparece nos trailers do filme não é Gwen Stacy como muitos cogitaram. Na verdade a personagem interpretada por Angourie Rice é Betty Brant, que apresenta um programa de notícias exibido na escola de Peter Parker. Futuramente, ela se tornaria repórter do Clarim Diário, como acontece na primeira trilogia de Homem-Aranha, onde a personagem é interpretada por Elizabeth Banks.

Exército de aranhas

Em um dos momentos do filme, Ned pergunta para Peter se ele consegue controlar um exército de aranhas. Além de uma referência ao Homem-Formiga e seu exército de formigas, essa frase também tem ligação à Kaine Parker, que surge na Saga do Clone e tinha a capacidade de se comunicar com aracnídeos.

Acordo de Sokovia

Para provar que os acontecimentos de Guerra Civil tiveram grande repercussão, podemos ouvir, em uma das cenas na escola, um professor de história falar sobre o Acordo de Sokovia e seu impacto. Além disso, na aula de educação física, o professor comenta sobre o fato do Capitão América agora ser um criminoso de guerra foragido.

Stan Lee

Como sempre, tivemos o famoso cameo de Stan Lee, que vem se tornando recorrente nos filmes da Marvel. Dessa vez ele aparece como um velho chamado Gary, que reclama da confusão feita por Homem-Aranha, depois que o herói impede um homem de roubar o próprio carro.

Shocker

No filme temos dois personagens interpretando o vilão Shocker. O mais interessante, é que as armas de choque são bem parecidas pelas usadas por Ossos Cruzados em Guerra Civil. Isso mostra que a gangue do Abutre também pode ter reciclado a arma usada pelo vilão na África.

Escorpião

Outro vilão presente no filme é o Escorpião, ou melhor, Mac Gargan, interpretado por Michael Mando (Vaas de Farcry 3). Gargan não chega a enfrentar Peter como o vilão que conhecemos, mas ele possui uma tatuagem de escorpião no pescoço, e ainda ouvimos Abutre falar sobre sua “cauda” em outro momento do filme.

Curtindo a Vida Adoidado

Outra referência de um filme em De Volta ao Lar é na cena após a festa de Liz, em que Peter persegue a gangue do Abutre, que testava armas e provoca uma explosão. Neste momento vemos uma sequência inspirada em Curtindo a Vida Adoidado, onde Peter atravessa várias casas, entre elas, um homem fazendo churrasco, além de estar passando o filme de John Hughes em uma televisão.

Clube dos Cinco

Hughes também é homenageado em De Volta ao Lar por Clube dos Cinco. Protagonizada por Peter e Michelle, temos a clássica cena da detenção, onde a personagem de Zendaya desenha o professor.

Gatuno e Miles Morales

Donald Glover interpreta um ladrão chamado Aaron Davis, conhecido pelos fãs da hq de Ultimate Spider-Man como Gatuno. Nos quadrinhos, Aaron é o tio de Miles Morales, e também o responsável por seus poderes, já que a aranha radioativa foi roubada por ele das Indústrias Oscorp. Esse pode ter sido um easter-egg de que Miles Morales está no mesmo universo de Homem-Aranha, já que Aaron também menciona que tem um sobrinho. Outra referência é que o número de registro de Davis é UCS-M01, que seria Ultimate Comics Spider-Man 01, a hq em que Morales estreia.

Karen

Assim como Homem de Ferro, Homem-Aranha também conta com uma assistente pessoal em seu uniforme, que recebeu o nome de Karen. A personagem é dublada por Jennifer Connely, que viveu Betty Ross em Hulk (2003)

The Big Bang Theory

Logo após Peter conversar com Tony Stark no carro, depois dos acontecimentos de Guerra Civil, vemos ele usar uma blusa escrito “the physics is theoretical but the fun is real”, que seria uma referência a The Big Bang Theory.

Sylvia Plath

Na sequência que se passa em Washington, Michelle está usando uma blusa com a imagem da poetisa e romancista americana Sylvia Plath.

Spider-Tracer

Assim como Homem-Aranha usa a aranha em seu peito para rastrear a van do Abutre, nos quadrinhos, ele também tinha um equipamento parecido com esse, chamado de Spider-Tracer.

Teias nas axilas

Outra referência presente no uniforme está nas teias das axilas do herói, que o permite planar. Elas são semelhantes às criadas por Steve Dikto, nos quadrinhos.

Jim Morita

Após voltar de Washington, Peter é chamado na diretoria para falar com o diretor, que se chama Morita. Ele é neto de Jim Morita, que participou do Comando Selvagem em Capitão América: O Primeiro Vingador. O diretor tem uma foto do seu avô usando um uniforme, em seu escritório. Inclusive, Kenneth Choi interpreta os dois personagens.

Primeira aparição de Abutre

Na cena acima vemos um carro com a seguinte placa SM2-0563. Esta seria a primeira aparição de Abutre em uma hq, que seria Spider-Man 2, publicado em maio de 1963.

Armadura de Homem de Ferro

A nova armadura de Homem de Ferro, agora com detalhes em cinza, faz referência ao seu traje em Ultimate Iron Man, com exceção do capacete.

Super-força

Em um dos momentos finais do filme, Peter está sob escombros da base de Abutre que caíram sobre ele. É então que vemos uma referência à capa de The Amazing Spider-Man #33, onde ele é capaz de levantar os entulhos, mesmo sendo humanamente impossível.

Carga do avião

Em outra cena do filme, Abutre tenta roubar a carga de um avião com vários equipamentos de Tony Stark. Happy menciona, entre eles, a armadura Hulkbuster, o novo escudo do Capitão América, o cinto mágico de Thor, entre outras armaduras e reatores arc.

O parque

Em uma das cenas finais, o avião com a carga roubada por Abutre cai perto de um parque de diversões, e nele vemos uma montanha russa chama Cyclone. Em Guerra Civil, Bucky menciona que Steve Rogers vomitou depois de andar nessa mesma montanha russa.

MJ

Depois de muito se especular quem seria a personagem interpretada por Zendaya, finalmente tivemos uma possível resposta. Michelle revela, em uma das últimas cenas, que seus amigos a chamam de MJ, que seria uma referência a Mary Jane.

Blusa da Pepper

do-you-think-pepper-potts-gave-peter-her-shirt-when-8643349.png

Em uma cena já revelada no trailer, onde Tony Stark iria apresentar Peter como membro oficial dos Vingadores, nosso protagonista está usando a mesma blusa que Pepper Potts em Homem de Ferro 3.

Novo uniforme

mqdefault.jpg

Quando Peter chega na nova sede dos Vingadores e Tony Stark o convida para se tornar um vingador, vemos o que seria seu novo uniforme, que lembra bastante a versão da hq de Guerra Civil.

Anel de noivado

Assim que Peter desiste de se tornar um vingador, Pepper Potts aparece e pergunta para Tony e Happy porque o deixaram ir embora. Happy então tira do bolso um anel de noivado que guarda desde 2008, remetendo ao ano de lançamento do primeiro Homem de Ferro. Essa seria a desculpa que dariam à imprensa.

Guerra Civil

Se Peter Parker tivesse aceitado a proposta de Tony para se tornar um vingador, teríamos uma cena bem parecida com a hq Guerra Civil, onde Tony revela a identidade do Homem-Aranha para a imprensa.

O retorno do Escorpião

Na primeira cena pós-créditos Mac Gargan e Adrien Toomes se encontram na prisão. Gargan pergunta a Toomes se sabe a identidade secreta do Homem-Aranha, mas ele responde que se soubesse, ele estaria morto. Gargan deixa claro que quer se vingar de Peter e que tem amigos do lado de fora querendo essa informação, o que poderia uma referência ao Sexteto Sinistro

 

1 COMENTÁRIO

  1. O uniforme que o Tony faz pro Peter no final do filme além de remeter à Aranha de Ferro, lembra muito o uniforme do Ben Reilly… tanto o caseiro (Aranha Escarlate) quanto o uniforme que o Peter recusa são referências ao Ben…

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui