Crítica | A Voz Suprema do Blues

Escrito por: Gabriel Santos

em 29 de dezembro de 2020

Baseado na peça Ma Rainey’s Black Bottom, de August WilsonA Voz Suprema do Blues é uma das apostas da Netflix para o Oscar 2021. Ambientada na Chicago de 1927, a trama acompanha a cantora de blues Ma Rainey e sua banda em um estúdio de gravação, tratando de temas relevantes e atuais, como o racismo e a exploração no mundo da música.

A maior parte do longa se passa em apenas uma locação, mas isso não reflete em uma condução arrastada ou desinteressante. A direção de George C. Wolfe e a montagem mantêm a história sempre em movimento, com um bom ritmo, sustentando-se através dos intensos conflitos entre os personagens e uma constante tensão no ar.

Todo o elenco está muito bem, sendo possível notar uma entrega dos atores, que desaparecem e vemos apenas os personagens. Ma Rainey (Viola Davis) é uma mulher impaciente, com muita atitude e firmeza, sendo praticamente onipresente no filme. É muito interessante o conflito entre ela e o empresário Irvin (Jeremy Shamos), onde uma mulher negra possui autoridade sobre um homem branco, e fica muito claro o motivo das suas ações.

A banda está muito à vontade e possui diálogos naturais e intimistas que vão de momentos divertidos até os mais tensos e emocionantes com muita fluidez. Todos ali têm seus momentos e contam com personalidades distintas e marcantes, com destaque para o trompestista Levee (Chadwick Boseman). Ele é ambicioso, atrevido e carrega suas cenas com muita intensidade. É uma pena que essa seja a última atuação de Boseman, pois o ator tinha muito talento. Como em todos os seus trabalhos, aqui há muita dedicação e entrega, digna de uma indicação nas premiações, assim como Davis.

Tecnicamente, o longa é primoroso, com uma excelente reconstrução de época, passando pelo design de produção e fotografia até figurino e maquiagem. Como não poderia ser diferente, a música também é um destaque, tanto nas apresentações da banda quanto na trilha sonora de Branford Marsalis.

Com uma mensagem forte e críticas sociais contundentes, A Voz Suprema do Blues é uma celebração à vida de Ma Rainey e uma ótima adaptação da peça para os cinemas. É uma produção que deve aparecer nas premiações, com destaque não só nas categorias técnicas como também pelas atuações.

Crítica | A Voz Suprema do Blues
A produção conta com um ótimo elenco, com destaque para as atuações de Viola Davis e Chadwick Boseman, além de um primor técnico na reconstrução da época.
5

Compartilhe!