A produção brasileira Bacurau, dirigida por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, foi exibida ontem (16) no Festival de Cannes, onde foi muito bem recebida pelo público. Segundo informações do site Gshow, o filme recebeu sete minutos de aplausos.

As primeiras críticas também já foram ao ar e, no geral, são positivas. Enquanto o filme acumula 86% no Rotten Tomatoes (com 21 críticas), sua média no Metacritic é 73 (com 12 críticas). Os textos ressaltam as influências de outros autores aclamados, seu estilo peculiar e sua força política. Confira alguns comentários (em tradução livre):

– “Devemos dar crédito quando é preciso, já que Bacurau deve consideravelmente a Carpenter – ao mesmo tempo que pega deixas de outra meia duzia de autores de gênero – mas, em termos de complexidade e ambição, essa furiosa alegoria política co-escrita e dirigida por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles (o designer de produção de lançamentos passados de Filho) é o caso de alunos superando os mestres.” – Giovanni Marchini Camia, do The Film Stage (91/100)

– “Mais forte e inescrutável que os trabalhos anteriores de Filho, Bacurau mergulha mais fundo no território da meia-noite, enquanto suas ideias centrais se consolidam, seus fantasmas se tornam literais e seus heróis pegam em armas.” – David Ehrlich, do Indiewire (83/100)

– “É perturbador e bagunçado, um sonho febril para um tempo perturbador e bagunçado no Brasil. E, ocasionalmente, é bem divertido também.” – Steve Pond, do The Wrap (80/100)

– “Pode não haver um mapa para navegar neste filme gonzo, mas, no entanto, Bacurau é uma aventura encharcada de sangue que vale ser procurada.” – Bradley Warren, do The Playlist (75/100)

– “Apesar de filmado numa widescreen anamórfica impactante e atado com referências a John Carpenter, Sergio Leone e outros do tipo, Bacurau não funciona em termos tradicionais de filme de gênero. No lugar, requer o trabalho extra de destrinchar seu subtexto repleto de camadas para ser apreciado.” – Peter Debruge, da Variety (60/100)

Para ler mais comentários, clique aqui.

Bacurau está competindo pela Palma de Ouro no Festival de Cannes, que acontece até o dia 25 de maio. O filme é estrelado por Sônia Braga, Udo Kier, Barbara Colen e outros. A data de estreia no Brasil ainda não foi revelada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui