Coringa finalmente chegou aos cinemas e já se tornou um potencial nome para a temporada de premiações. Mesmo que o filme seja bem diferente de outras produções inspiradas em personagens dos quadrinhos, as referências e easter eggs não poderiam ficar de fora, indo além de histórias do Batman e incluindo filmes dos anos 1970 e 1980. Confira abaixo nossa lista com algumas das referências de Todd Phillips. Lembrando que há SPOILERS.

1. Comediante fracassado

Assim como na HQ de Alan Moore, A Piada Mortal, lançada em 1988, o Coringa de Joaquin Phoenix é um comediante em aspiração. No filme, ele faz shows de stand-up e até trabalha como palhaço, mas não tem sucesso em seus números.

2. Debra Kane

Como é visto no trailer, Arthur Fleck é tratado por uma assistente social. Os fãs mais minuciosos descobriram seu nome pelo crachá: Debra Kane. Esse easter egg pode ser uma homenagem a um dos criadores de Batman, Bob Kane.

3. "Alguém escondido atrás de uma máscara"

Durante uma entrevista para a televisão, Thomas Wayne critica as pessoas que se escondem atrás de máscaras, dizendo que são covardes. Porém, quem conhece as HQs do Batman sabe que o próprio filho de Thomas, Bruce Wayne, se torna um vigilante fazendo o mesmo.

4. Alfred

Na cena em que Arthur Fleck visita a Mansão Wayne, ele se encontra com Bruce, mas é repreendido por um mordomo da família com sotaque britânico. Apesar de não mencionarem seu nome, nos créditos é confirmado que o personagem de Douglas Hodge é Alfred Pennyworth.

5. Batposte

Ainda na cena em que Coringa se encontra com Bruce, o garoto está brincando em um playground e desce por um poste. Essa é uma referência ao Batposte da clássica série dos anos 1960 do herói.

6. Tempos Modernos

Durante uma passeata na cidade contra Thomas Wayne, Arthur aproveita a oportunidade para se disfarçar e entrar no Wayne Hall. Lá, está passando uma cena icônica do filme Tempos Modernos, de Charlie Chaplin.

7. Asilo Arkham

Durante o longa, descobrimos que a mãe de Arthur, Penny Fleck, já havia sido internada em um hospital psiquiátrico chamado Arkham State Hospital. Quem conhece as HQs do Batman sabe que esse lugar é uma adaptação do Asilo Arkham, onde já estiveram vários vilões de sua galeria. Entre eles, o próprio Coringa, Duas-Caras, Arlequina, Pinguim, Espantalho e Hera Venenosa.

8. Charada

Ainda no Asilo Arkham, há uma cena em que Arthur está em um elevador. No fundo, é possível ver um símbolo que parece ser um ponto de interrogação verde. Isso levou alguns fãs a acreditarem que seria uma referência ao Charada.

9. O Rei da Comédia

Toda a trama sobre um comediante fracassado que participa de um programa de talk-show de sucesso conta com muitas referências ao filme O Rei da Comédia, de Martin Scorsese. Uma delas é o fato de que os dois protagonistas ensaiam sozinhos para se apresentarem em um programa de auditório famoso e moram com suas mães. Outra referência é o próprio Robert De Niro, que vive o apresentador Murray Franklin. Ele estrelou o longa de 1982.

10. Taxi Driver

Outro filme estrelado por De Niro e dirigido por Scorsese que é referenciado em Coringa é Taxi Driver. Há uma cena em que Arthur está em casa com uma arma, falando sozinho, lembrando o clássico momento em que Travis Bickle fala em frente ao espelho. O longa como um todo é uma grande inspiração para Todd Phillips e os protagonistas contam com muitas coisas em comum. Entre elas, os dois se tornam violentos, passam por uma mudança física e escrevem seus pensamentos em diários. Além disso, toda ambientação de Gotham lembra Nova York no final dos anos 1970 e início dos anos 80.

11. Detetive Burke

No filme, o ator Shea Whigham interpreta o Detetive Burke. Nas HQs, o personagem já trabalhou para o Departamento de Polícia de Gotham City e era um amigo íntimo do comissário Gordon. Sua primeira aparição aconteceu em Detective Comics #748, em setembro de 2000.

12. Batman: A Série Animada

A fonte usada no programa "Live! With Murray Franklin" é a mesma de Batman: The Animated Series.

13. The Dark Knight Returns

Arthur Fleck faz sua estreia na TV como Coringa no programa de auditório de Murray Franklin. Na HQ The Dark Knight Returns, de Frank Miller, o vilão também faz uma aparição parecida em um talk show. A ocasião também termina de forma violenta.

14. O Cavaleiro das Trevas

Após o que acontece no programa de auditório, Coringa é levado por uma viatura, onde observa o caos da cidade. O momento pode ser uma referência à clássica cena de Heath Ledger em Batman: O Cavaleiro das Trevas.

15. Morte dos pais de Bruce

Uma das cenas mais clássicas da origem de Batman é a morte de seus pais. Este momento é referenciado ao final de Coringa, contendo vários detalhes, como o fato da família de Bruce sair de um cinema e ir até um beco escuro, assim como o assassino arrancar o colar de pérolas de Martha Wayne.

16. As Duas Faces de Zorro

Antes dos pais de Bruce Wayne serem mortos ao sair do cinema, é possível ver que está passando o filme As Duas Faces de Zorro. Algo parecido ocorre nas HQs The Dark Knight Returns e Batman: Ano Um, ambos de Frank Miller, além do filme Batman vs Superman. Nos três casos, o filme era A Marca de Zorro, de 1940. Como Coringa se passa em 1981, ele foi alterado para o longa do personagem da época.

17. Excalibur

Além de Zorro, outra produção que estava em exibição no mesmo cinema é Excalibur. O filme também aparece em cartaz em Batman vs Superman. Por conta desse elemento estar no trailer, os fãs já previram que a morte de Thomas e Martha Wayne estaria em Coringa.

18. Sangue nos lábios

Ao final do filme, quando Coringa é aplaudido por uma multidão, ele pega o sangue da boca e passa nos lábios. Essa referência o deixa mais próximo da versão interpretada por Heath Ledger em Batman: O Cavaleiro das Trevas, que tem a maquiagem borrada.

Coringa está em cartaz nos cinemas. Leia nossa crítica.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui