O Festival do Rio anunciou a sua programação para este ano. A 20ª edição do evento terá 84 produções brasileiras dos mais variados temas e de diferentes pontos do país, sendo 64 longas e 20 curtas.

O Grande Circo Místico, representante do Brasil no Oscar 2019, será o filme de encerramento do evento. Além disso, o festival vai trazer quatro grandes clássicos restaurados: Central do Brasil, Pixote – A Lei do Mais Fraco, Rio 40 Graus e Rio Zona Norte.

Confira abaixo a lista dos filmes selecionados:

LONGAS em MOSTRAS COMPETITIVAS

Competição Principal Ficção (Fiction)

A Sombra do Pai (The Father’s Shadow), de Gabriela Amaral Almeida, 92 min – SP
A Terra Negra dos Kawa (Kawa), de Sérgio Andrade, 99 min – AM
Azougue Nazaré (Azougue Nazaré), de Tiago Melo, 82 min – PE
Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos (The Dead and the Others), de João Salaviza e Renée Nader Messora, 113 min- MG
Deslembro (Unremember), de Flavia Castro, 93 min – RJ
Domingo (Domingo), de Clara Linhart e Fellipe Barbosa, 95 min – RJ
Morto Não Fala (The Nightshifter), de Dennison Ramalho, 110 min – RS
Nóis por Nóis (Us by Us), de Aly Muritiba e Jandir Santin, 100 min – PR
Tinta Bruta (Hard Paint), de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher, 117 min – RS

Competição Principal Documentário (Documentary)

– Clementina (Clementina), de Ana Rieper, 75 min – RJ
– Eleições (Elections), de Ana Riff, 80 min – SP
– Gilda Brasileiro – Contra O Esquecimento (Gilda Brasileiro – Against Oblivion), de Roberto Manhães Reis e Viola Scheuerer, 90 min – ES
– Meu Nome é Daniel (My Name is Daniel), de Daniel Gonçalves, 83 min – RJ
– Relatos do Front (Stories From The Frontline), de Renato Martins, 105 min – RJ
– Torre das Donzelas (Maiden’s Tower), de Susanna Lira, 92 min – RJ

Competição Novos Rumos

– El Último País (The Last Country), de Gretel Marín Palacio, DOC, 70 min – GO
– Ilha (Island), de Ary Rosa e Glenda Nicácio, FIC, 96 min – BA
– Inferninho (My Own Private Hell), de Pedro Diogenes e Guto Parente, FIC, 72 min – CE
– Luna (Luna), de Cris Azzi, FIC, 89 min – MG
– Mormaço (Sultry), de Marina Meliande, FIC, 96 min – RJ
– Para’i (Para’i), de Vinicius Toro, FIC, 82 min – SP
– Sócrates (Sócrates), de Alex Moratto, FIC, 70 min – SP

CURTAS em MOSTRAS COMPETITIVAS (COMPETITION SECTIONS)

Competição Principal

– A Retirada para um Coração Bruto (The Last Song for a Rude Heart), de Marco Antônio Pereira, FIC, 14 min – MG
– À Tona (Surfacing), de Daniella Cronemberger, DOC, 15 min, DF
– Antes que o Tempo me Esqueça (Before Time Forget Me),de Leo Goodgod e Paulo Rodrigues, FIC, 13 min, MG
– Boi (Awake Nights), de Lucas Bettim e Renan Carvalho, FIC, 13 min – SP
– Gopi (Gopi), de Viviane D’Avilla e Paulo Dimantas, DOC, 15 min – RJ
– Mais Triste que Chuva num Recreio de Colégio (Sadder than Playtime on a Rainy Day), de Lobo Mauro, DOC, 14 min – RJ
– Nomes que Importam (Names that Matter), de Muriel Alves e Angela Donini, DOC, 15 min – RJ
– O Órfão (The Orphan), de Carolina Markowicz, FIC, 15 min – SP
– Preciso Dizer que te Amo (I Have to Say I Love You), de Ariel Nobre, DOC, 13 min SP
– Princesa Morta do Jacuí (Dead Princess of Jacuí), de Marcela Ilha Bordin, FIC, 15 min – RS
– Universo Preto Paralelo (Black Parallel Universe), de Rubens Passaro, DOC, 12 min – SP
– Você não me Conhece (You don’t know me), de Rodrigo Séllos, DOC, 14 min – RJ

Competição Novos Rumos

– Cadelas (Cadelas), de Rita Toledo, FIC, 22 min – RJ
– Cascudos (Tough Kids), de Igor Barradas, FIC, 18 min – RJ
– Invasão Drag (Drag Invasion), de Rafael Ribeiro, DOC, 13 min – RJ
– Jéssika (Jéssika), de Galba Gogóia, FIC, 19 min – RJ
– Lembra (Remember), de Leonardo Martinelli, FIC, 10 min – RJ
– Sempre Verei Cores no seu Cinza (I’ll Always See Colors in Your Gray), de Anabela Roque, DOC, 18 min – RJ
– Vigia (Night Watch), de João Victor Borges, FIC, 24 min – RJ

LONGAS em MOSTRAS NÃO COMPETITIVAS

Premiere Brasil HORS CONCOURS

Ficção

– Aconteceu na Quarta-Feira (Stage Devil), de Domingos Oliveira, 70 min – RJ
– Cine Holliudy 2 – A Chibata Sideral (Cine Holliudy 2), de Halder Gomes, 100 min – CE
– Correndo Atrás (Running After), de Jeferson De, 86 min – RJ
– Diamantino (Diamantino), de Gabriel Abrantes, Daniel Schmidt, 96 min – RJ
– Intimidade Entre Estranhos (The Intimacy of Strangers), de José Alvarenja Jr., 111 min – RJ
– Los Silencios (Los Silencios), de Beatriz Seigner, 89 min – SP
– Rasga Coração (Rend Your Heart), de Jorge Furtado, 113 min – RS
– Sequestro Relâmpago (Express Kidnapping), de Tata Amaral, 79 min – SP
– Simonal (Simonal), de Leandro Domingues, 105 min – RJ
– Sueño Florianópolis (Sueño Florianópolis), deAna Katz, 107 min – SP
– Uma Noite Não É Nada (Uma Noite Não É Nada), de Alain Fresnot, FIC – SP

Documentário

– Amazônia, o Despertar da Florestania (Amazon, the Awakening of Florestania), de Christiane Torloni e Miguel Przewodowski, 111 min – RJ
– Excelentíssimos (Lower House), de Douglas Duarte, 152 min – RJ
– Humberto Mauro (Humberto Mauro), de André Di Mauro, 90 min – RJ
– THF: Aeroporto Central (Central Airport: THF), de Karim Ainouz, 97 min – SP

Curta

– O Mundo é Redondo Para Ninguém se Esconder Nos Cantos – Parte I: Refúgio (The world is round so that nobody can hide in the corners – Part I: Refuge), de Leandro Goddinho, DOC, 10 min

Premiere Brasil RETRATOS

– A Turma do Pererê.DOC (PERERE.DOC) de Ricardo Favilla, 77 min – RJ
– Angel Viana – Voando Com os Pés no Chão (Angel Viana Grounded in Flight) de Cristina Leal, 88 min – RJ
– Carvana (Carvana), de Lulu Corrêa, 104 min – RJ
– Filme Ensaio (Rehearsal Film), de Maria Flor, 72 min – RJ
– Marcia Haydée (Marcia Haydée) de Daniela Kallmann, 80 min – RJ
– Meu Samba É Meu Dom (Samba Is My Gift), de Cristiano Abud, 93 min – MG
– Paulo Casé (Paulo Casé), de Paula Fiuza, 70 min – RJ
– Rindo à Toa: Humor sem limites (Laughing out loud: Humor and Democracy), de Cláudio Manoel, Alvaro Campos e Alê Braga, 102 min – RJ
– Tá Rindo de Quê? (What are you laughing at? Humor and Dictatorship in Brazil), de Cláudio Manoel, Alvaro Campos e Alê Braga, 95 min – RJ
– Rogéria, Senhor Astolfo Barroso Pinto (Rogéria Mr. Astolfo Barroso Pinto), de Pedro Gui, 82 min – RJ
– Zuza Homem de Jazz (Zuza The Man of Jazz), de Janaina Dalri, 72 min – RJ

PREMIÈRE LATINA

– Família Submersa (Família Submergida), de María Alché, FIC, 91 min (Argentina, Brasil, Alemanha, Noruega)
– Happy Hour (Happy Hour), de Eduardo Albergaria, FIC, 104 min (Brasil, Argentina)
– La Cama (The Bed), de Mónica Lairana, FIC, 90 min (Brasil, Argentina, Holanda, Alemanha)
– Rojo (Rojo), de Benjamin Naishtat, FIC, 109 min (Argentina, Brasil, França, Alemanha, Holanda)
– Tarde Para Morir Joven (Too Late To Die Young), de Dominga Sotomayor, FIC, 110 min (Chile, Brasil, Argentina, Holanda, Qatar)

EXPECTATIVA

– Palace II – 3 Quartos com Vista para o Mar (Palace II), de Rafael Machado e Gabriel Corrêa e Castro, DOC, 80 min – RJ
– Pedro e Inês (The Dead Queen), de António Ferreira, FIC, 120 min (Portugal, Brasil, França)

PANORAMA

– Cano Serrado (2 Gauge Highways), de Erik de Castro, FIC, 87 min – RJ
– O Olho e a Faca (The Eye and the Knife), de Paulo Sacramento, FIC, 99 min – SP

MIDNIGHT

– Personas Humanas (Humanpersons), de Frank Spano, FIC, (Panamá, Brasil, Espanha)

MIDNIGHT DOCS

– Amazônia Groove (Amazônia Groove), de Bruno Murtinho, DOC, 78 min – RJ
– The Cleaners (The Cleaners), de Hans Block, Moritz Riesewieck, DOC, 95 min (Alemanha, Brasil)

CLÁSSICOS E CULTS

– Central do Brasil (Central Station), de Walter Salles, FIC, 105 min (Brasil, França)
– Pixote: A Lei do Mais Fraco (Pixote), de Hector Babenco, FIC, 128 min – SP
– Rio 40 Graus, Nelson Pereira dos Santos, FIC, 100 min – 1955
– Rio Zona Norte, Nelson Pereira dos Santos, FIC, 90 min 1957

FILME DE ENCERRAMENTO

– O Grande Circo Místico (The Great Mystical Circus), de Carlos Diegues, FIC, 106 min (Brasil, Portugal, França)

O Festival do Rio 2018 acontece entre os dias 1 e 11 de novembro, com As Viúvas como filme de abertura – que estreia em 29 de novembro de 2018 nos cinemas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui