Matilda Smedius, dubladora da personagem Brigitte Lindholm em Overwatch, sofreu ataques virtuais em várias redes sociais, por causa da personagem ser muito usada na atual meta atual do jogo.
A discussão sobre a heroína tem a ver com a estratégia GOATS, técnica que herdou o nome do time que a criou. Essa formação, que se mostrou muito eficiente em competições profissionais,consiste em usar 3 personagens tanks e 3 personagens suportes (dentre eles, Brigitte).
No entanto, a estratégia GOATS gerou uma série de discordâncias na comunidade, principalmente sobre o balanceamento da personagem em relação aos outros heróis. As reclamações tomaram tamanha proporção que haters resolveram culpar a dubladora da personagem por isso.
Matilda Smedius, que começou a trabalhar no jogo há 1 ano, respondeu no twitter que não entende o porquê dos ataques, já que ela sempre foi muito solicita com a comunidade do jogo e nao tem nada a ver com a jogabilidade da heroína.
I know I shouldn’t spend any time on people like this, especially when 99.999999% of all my interactions with people online are super positive and supportive (i love you all so much ❤️), but it just makes me so confused as to why someone would send me this kind of message. pic.twitter.com/SQp2K0mZf5
— Matilda Smedius (@MSmedius) 22 de fevereiro de 2019
A discussão continuou a crescer, chegando no subreddit do jogo, onde a dubladora, sua personagem e a composição foram recebidos com muitas mensagens agressivas, chegando até a chamar Matilda de attention whore (uma prostituta de atenção) e acusá-la de se fazer de vítima.
Mesmo que as mensagens de ódio já tenham sido deletadas e que os haters sejam uma pequeníssima minoria dentro da comunidade, a dubladora de Brigitte expressou uma grande tristeza em ver seu trabalho gerar tantos problemas e já disse repensar se trabalhar com esse jogo tenha sido uma ideia boa.
Por sorte, esse pensamento foi passageiro e muitos jogadores já se solidarizaram com Matilda e lhe enviaram elogios e suporte nesse momento difícil. Ela chegou a gravar um vídeo falando sobre toda a situação, agradecendo a ajuda, mas ainda se dizendo triste com essa história.
Matilda Smedius é uma atriz e dubladora sueca de 21 anos e já trabalhou em uma série de TV em 2004, mas sua carreira deslanchou após dar vida, personalidade e voz à Brigitte Lindholm, a vigésima sétima personagem de Overwatch.