Homem-Aranha: Longe de Casa chegou aos cinemas na última semana encerrando a Fase 3 da Marvel Studios. Com isso, não podiam faltar easter eggs e referências, seja trazendo elementos dos filmes anteriores, nos adiantando o que deve rolar na próxima fase ou homenageando os quadrinhos. Separamos os principais na lista abaixo (CONTÉM SPOILERS):

1. Homem-Areia

Na cena inicial do filme, Nick Fury e Maria Hill estão investigando a aparição de um monstro feito de terra. Eles passam por uma placa com os números “463”. Isso faz referência ao quadrinho de estreia do Homem-Areia. Ele aparece pela primeira vez na HQ Amazing Spider-Man 4, em 1963.

2. Crusher Hogan vs Bonesaw McGraw

Na cena em que Parker e Tia May conversam nos bastidores do discurso que fizeram para ajudar pessoas prejudicadas pelo estalo de Thanos, vemos um panfleto de uma luta de wrestling. Os dois lutadores são Crusher Hogan e Bonesaw McGraw. O primeiro foi o wrestler que Parker luta nos quadrinhos, enquanto o segundo é o lutador que Parker enfrentou no primeiro filme dirigido por Sam Raimi.

3. Instituição de Caridade

No início do filme, descobrimos que a Tia May está ajudando as pessoas que precisam de abrigo e comida após voltarem do estalo de Thanos. Nos quadrinhos, a personagem também é voluntária de uma instituição de caridade parecida, chamada F.E.A.S.T. (Food Emergency, Aid, Shelter and Training).

4. Mets

No quarto de Parker podemos ver a camisa de Mike Piazza, ex-jogador do time de baseball New York Mets. Nos quadrinhos, Parker também era torcedor dos Mets e assistia aos jogos com seu tio Ben.

5. Arrepio do Peter

O sentido aranha finalmente foi introduzido de vez no MCU, mas não recebeu o nome que estamos acostumados. No filme, a Tia May o chama de Peter-Tingle, que pode ser traduzido como Arrepio do Peter.

6. Tio Ben

A mala que Peter usa para viajar conta com a sigla BFP. Isso mostra que ela pertencia a Benjamin Franklin Parker, o Tio Ben. Existe uma especulação de que o visual do personagem foi inspirado em Benjamin Franklin, se tratando de um easter eggsobre isso.

7. Coração de Ferro

Durante todo o longa, Peter Parker vê várias imagens do Homem de Ferro por onde passa. Ele está em cartazes, pichações e até mesmo em um documentário no avião. O que chama atenção é nome do filme que conta a história de Tony Stark: Heart of Iron. Essa pode ser uma referência à personagem Ironheart (Coração de Ferro), alter ego de Riri Williams. A garota substitui Stark nos quadrinhos, aparecendo pela primeira vez em Invincible Iron Man Vol 3.

8. Descobrindo Wakanda

Outra opção de documentário que pode ser vista é Discovering Wakanda (Descobrindo Wakanda). Ele faz referência ao mundo pós-Pantera Negra, quando T’Challa se revela pro mundo.

9. Nova

Durante seu voo para a Europa, Parker passa por um episódio de uma série de documentários científicos chamado Nova. Esta não é a primeira vez que o personagem dos quadrinhos é mencionado no MCU, pois em Guardiões da Galáxia conhecemos a Tropa Nova.

10. Ned e Betty

Em Longe de Casa, Ned Leeds e Betty Brant começam um relacionamento durante a viagem pela Europa. Enquanto nos cinemas o namoro é tratado como um alívio cômico, nas HQs os dois estão casados.

11. Brad Davis

Assim como no cinema, Brad Davis também foi um concorrente de Parker pelo coração de MJ nos quadrinhos. Na HQ Amazing Spider-Man 188, Peter e Mary Jane são convidados para um cruzeiro e ela aparece com ninguém menos que um homem chamado Brad Davis.

12. Homem-Hídrico

Em Veneza, quando Betty está tirando uma foto de Ned, vemos ao fundo um barco escrito “ASM 212”. Ele faz referência à primeira aparição do Homem-Hídrico, na HQ Amazing Spider-Man 212.

13. Hotel DeMatteis

Ainda em Veneza, Parker e seus colegas se hospedam em um hotel chamado DeMatteis. Ele faz homenagem ao roteirista J.M. De Matteis, conhecido pela HQ A Última Caçada de Kraven.

14. Ruas de Veneza

Outra referência a escritores estão nas ruas (calles) de Veneza. Em uma placa vemos: Calle Sterno, em referência a Roger Stern; Calle Slotto, em referência a Dan Slott; Calle Bendiso, em referência a Brian Michael Bendis; Calle Michelinio, em referência a David Michelinie; e Calle G. Convayo, em referência a Gerry Conway.

15. Elementais

Na trama do filme, diversos monstros elementais estão atacando cidades. Eles fazem referência a vilões clássicos do Homem-Aranha nos quadrinhos. O de terra é o Homem-Areia; de fogo é Magma; de água é o Homem-Hídrico; e o de ar é Ciclone.

16. Morris Bench

Ainda sobre os Elementais, existe uma referência ao Homem-Hídrico original. Flash lê um artigo no BuzzFeed sobre um homem chamado Morris Bench. Este é o nome do primeiro Homem-Hídrico, introduzido em 1981.

17. MJ

Apesar da MJ dos cinemas ser bem diferente da versão dos quadrinhos, há uma referência da versão original da personagem. Em uma das cenas, ela usa uma blusa com um desenho de um tigre, fazendo menção à forma como Mary Jane chama Peter nas HQs.

18. Multiverso

Apesar de não vermos o Multiverso que esperávamos nos cinemas, há uma cena onde Mysterio menciona a existência da Terra-616 e Terra-833. Nos quadrinhos, a primeira é o universo principal da Marvel, enquanto a segunda é o universo do Homem-Aranha Britânico.

19. Dmitri

Um dos agentes que trabalha com Nick Fury em Longe de Casa se chama Dmitri. Apesar dele ser apenas um agente neste filme, haviam especulações que ele poderia ser o vilão Camaleão, pois, nos quadrinhos, o personagem se chama Dmitri Smerdyakov. Quem sabe no futuro?

20. Homem-Aranha Noir

O uniforme preto que Parker usa em Longe de Casa lembra o Homem-Aranha Noir, que surgiu em 2011 nos quadrinhos. Recentemente, o personagem foi dublado por Nicolas Cage em Homem-Aranha: No Aranhaverso.

21. Guerra Secreta

Esta também não é a primeira vez que Nick Fury fez um uniforme preto para Homem-Aranha. Na HQ Guerra Secreta 1, de 2004, o personagem ganhou um traje furtivo de Fury. Ele está disponível no jogo Marvel's Spider-Man, para PlayStation 4.

22. Magma

Durante a batalha contra o elemental de fogo, vemos uma placa de veículo escrito “ASM28965”. Ela se refere à HQ Amazing Spider-Man 28, lançada em setembro de 1965 – a primeira aparição do personagem Magma.

23. Cientista de Homem de Ferro

Durante a cena no bar em que Quentin Beck consegue o óculos tecnológico chamado E.D.I.T.H., ele comemora com várias pessoas que foram prejudicadas por Stark. Uma delas é um cientista desprezado por Obadiah Stane no primeiro filme do Homem de Ferro. O ator Peter Billingsley, que fez essa ponta em 2008, está reprisando o papel.

24. B.A.R.F. Tech

Ainda na mesma cena, temos uma referência à Guerra Civil, quando Stark mostra sua tecnologia chamada B.A.R.F. Descobrimos que ela não foi sua invenção e pertencia à Quentin Beck. Inclusive, ele não ficou feliz pelo significado da sigla ser “vômito”. Em português, a tecnologia é chamada de B.A.F.O.

25. Mysterio

Diferente do que muitos acreditavam, Mysterio não veio de outro universo. Porém, sua história de origem nos cinemas se assemelha a sua versão dos quadrinhos. No original, Quentin Beck trabalhava como dublê e criava efeitos especiais. Com isso, ele se transformou em um vilão usando ilusões práticas e fumaças. No longa, o personagem foi atualizado, passando a usar drones, mapeamento 3D e até uma roupa de captura de movimentos.

26. Marvel Zombies

Na cena de ilusão que Mysterio cria para Parker, uma das coisas que ele vê é um Homem de Ferro zumbi. Isso faz referência à HQ Marvel Zombies, lançada em 2006 e escrita por Robert Kirkman, co-criador de The Walking Dead.

27. MTU83797

Quando Parker vai contar para Nick Fury sobre a verdadeira identidade de Mysterio, ele passa por uma placa de um carro escrito “MTU83797”. Ela faz referência à HQ Marvel Team-Up 83, de julho de 1979. Nela, Homem-Aranha se une a Nick Fury para deter um vilão chamado Bumerangue.

28. AC/DC

Durante a cena em que Parker está desenvolvendo seu novo uniforme ao estilo Homem de Ferro, temos uma referência ao primeiro filme do herói. Happy coloca para tocar a música Back In Black, da banda AC/DC, que imediatamente nos remete à Tony Stark. Ele ouvia essa mesma música na cena de introdução do primeiro Homem de Ferro. Em Longe de Casa, Parker confunde a banda com Led Zeppelin.

29. Velocity

Na mesma cena em que Parker está fazendo seu novo uniforme, vemos o holograma de outros trajes. Entre eles está Velocity, conhecido por quem jogou Marvel’s Spider-Man, para PlayStation 4.

30. Capitão América

Durante a batalha contra Mysterio, Homem-Aranha gira um drone em uma mão e segura uma placa na outra. Esse momento faz referência à cena em que Capitão América enfrenta Thanos, em Vingadores: Ultimato, com seu escudo e o Mjolnir. Inclusive, a trilha sonora é a mesma.

Outra referência ao Capitão América acontece quando Happy está ajudando os colegas de Parker a fugir de um drone. Ele joga um escudo como o herói, mas não causa o mesmo efeito. Após isso, Happy ainda comenta que o Capitão faz aquilo parecer fácil.

31. Power Rangers e Voltron

Quando Mysterio cria uma ilusão onde os elementais se uniram formando um monstro formado por vários elementos, um dos professores da escola de Peter faz uma referência aos Power Rangers. A ideia é que, na série, os zords também se fundem para formar um megazord. Logo em seguida, outro professor menciona que o mesmo acontece em Voltron. Na série animada, os heróis também se unem para formar um robô maior.

32. Ciclone

Após a luta de Homem-Aranha contra Mysterio e sua ilusão Cyclone, há um carro capotado com a placa “TASM143”. Ela se refere à HQ Amazing Spider-Man 143. Nela, Peter viaja para Paris e enfrenta o vilão Ciclone pela primeira vez. Este também é o quadrinho em que o casal Mary Jane e Peter Parker finalmente se beijam, assim como no filme.

33. Selfie

Em uma das últimas cenas do filme, Parker está se balançando pelas ruas de Nova York, até que aproveita para tirar uma selfie. Esta é uma prática vista no jogo Marvel’s Spider-Man, onde existe o Modo Fotografia, que permite aos jogadores fazerem o mesmo.

34. Se balançando por Nova York

Ao final do filme, quando MJ se balança pelas ruas de Nova York com Parker, há uma referência à trilogia do Homem-Aranha de Sam Raimi. Enquanto nos filmes antigos esse era um momento romântico, aqui é representado de forma mais realista, com MJ morrendo de medo.

35. Osborn Penthouse

Ainda na sequência em que Peter se balança por Nova York, podemos ver um edifício conhecido como o Complexo Tudor. Ele é a casa de Norman e Harry Osborn, também chamado de Osborn Penthouse.

36. Edifício Baxter

Ainda nesta cena pós-créditos, quando Parker deixa MJ em uma avenida movimentada, há um anúncio de um projeto de construção de um prédio em Manhattan. Nele diz: “1—> 2—> 3—>? E mal podemos esperar para lhe mostrar o que vem a seguir!”. Esta é uma clara referência ao Edifício Baxter, a sede do Quarteto Fantástico.

37. J. Jonah Jameson

Para a alegria de muitos fãs, na cena pós-créditos temos o retorno de J.K. Simmons como J. Jonah Jameson. O ator ficou conhecido por interpretar o personagem na trilogia do Homem-Aranha de Sam Raimi. Agora, o Clarim Diário não é mais um jornal tradicional, mas sim um site de notícias polêmicas.

38. What the F***

Quando Parker descobre que o mundo todo sabe sua identidade secreta, o personagem reage soltando um “What the f***”. Curiosamente, essa foi a mesma reação da Tia May quando descobre que seu sobrinho é o Homem-Aranha no final de De Volta ao Lar.

39. Identidade Revelada

Esta não é a primeira vez que a identidade de Peter Parker é revelada ao mundo. Na HQ Amazing Spider-Man 12, de 1963, o Doutor Octopus desmascarou o Homem-Aranha na frente de todo mundo. Além disso, na saga Guerra Civil nos quadrinhos, Parker revelou ao público que era o Homem-Aranha, mostrando apoio à Lei de Registro dos Heróis.

40. Talos e Soren

Na segunda cena pós-créditos, é revelado que o Nick Fury e a Maria Hill vistos durante todo o longa são, na verdade, Talos e sua esposa Soren. Os personagens apareceram pela primeira vez em Capitã Marvel, nos anos 1990, e estão de volta mais de duas décadas depois, disfarçados.

41. Kree

Uma das dicas de que algo estava diferente com Nick Fury durante o filme é quando ele cita algo sobre células adormecidas Kree que estão tentando erradicar. Isso significa que a raça alienígena deve voltar na Fase 4.

42. Invasão Secreta

Esta cena citada anteriormente mostra que os Skrulls estão vivendo no lugar dos humanos – neste caso, Maria Hill e Nick Fury. Essa premissa lembra a clássica saga dos quadrinhos chamada Invasão Secreta, onde essa raça alienígena assume a identidade de vários heróis.

43. Man on the Wall/S.W.O.R.D.

Na mesma cena pós-créditos, vemos que Nick Fury está trabalhando com os Skrulls. Mesmo que não saibamos exatamente o que ele está planejando, alguns fãs fizeram uma referência imediata ao seu cargo nos quadrinhos conhecido como Man on the Wall. Ele era uma espécie de protetor cósmico que monitorava ameaças do espaço.

Por outro lado, alguns acreditam que esta cena pós-créditos pode estar introduzindo a S.W.O.R.D., que originalmente era um desdobramento da S.H.I.E.L.D. Seu objetivo é proteger a Terra contra ameaças extraterrestres.

Homem-Aranha: Longe de Casa está em cartaz nos cinemas – confira a nossa crítica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui