Na noite do último domingo (9), aconteceu a 92a cerimônia de entrega do Oscar. A premiação, que parecia ser previsível por conta dos termômetros deste ano, surpreendeu a todos fazendo história. Parasita se tornou o primeiro longa não falado em inglês a ganhar o prêmio de Melhor Filme, além de vencer as categorias de Melhor Direção, Melhor Filme Internacional e Melhor Roteiro Original veja todos os vencedores aqui. Confira abaixo os melhores momentos do Oscar 2020, incluindo discursos icônicos, apresentações musicais e memes.

Natalie Portman com os nomes das diretoras esnobadas

Ainda no tapete vermelho, a atriz Natalie Portman apareceu com os nomes das cineastas esnobadas no Oscar 2020 bordados em sua capa.

Apresentação de abertura

A cerimônia começou com um número musical cantado por Janelle Monae, fazendo referência aos filmes indicados e não-indicados.

Hair Love e a representatividade em animações

O filme Hair Love, da Sony Pictures Animation, venceu a categoria Melhor Curta de Animação, e o discurso de Mattew A. Cherry e Karen Rupert Toliver falou sobre a importância da representatividade nos desenhos animados:

“Em desenhos animados, é quando vemos nossos filmes pela primeira vez e é assim que moldamos nossas vidas e pensamos em como vemos o mundo.”

“Into the Unknown” em várias línguas diferentes

A cantora e dubladora da Elsa em Frozen 2, Idina Menzel, subiu ao palco para a apresentação de “Into the Unknown”, que concorria a Melhor Canção Original. O número musical contou com a presença de outras nove dubladoras da personagem ao redor do mundo.

Parasita ganha seu primeiro Oscar

Parasita levou pra casa quatro estatuetas e a primeira foi de Melhor Roteiro Original. O acontecimento rendeu um bonito momento com o diretor Bong Joon-ho admirando seu Oscar. Confira em 1:52 do vídeo acima. O cineasta também lembrou que esse foi o primeiro Oscar da Coreia do Sul.

O primeiro apresentador com Síndrome de Down

Zack Gottstagen se tornou o primeiro apresentador com Síndrome de Down da história do Oscar. Ele entregou o prêmio de Melhor Curta-Metragem para The Neighbors’ Window ao lado de Shia LaBeouf. Os dois trabalharam juntos em The Peanut Butter Falcon.

Taika Waititi guarda seu Oscar

O cineasta Taika Waititi teve sua primeira vitória no Oscar. Ele levou a categoria de Melhor Roteiro Adaptado por Jojo Rabbit e a atriz Brie Larson registrou o momento em que ele guardou seu prêmio via Instagram Stories.

Eminem no Oscar (e o cochilo do Scorsese)

Uma das surpresas do Oscar 2020 foi a apresentação do rapper Eminem. A música “Lose Yourself”, de 8 Mile – Rua das Ilusões, venceu o prêmio em 2003, mas o cantor não compareceu à cerimônia. O momento também rendeu um meme com o cochilo de Scorsese durante o número musical.

Maya Rudolph e Kristen Wiig

A dupla Maya Rudolph e Kristen Wiig apresentaram as categorias de Melhor Design de Produção e de Melhor Figurino, divertindo o público ao mostrar o quanto são boas atrizes.

Museu do Oscar

Durante a cerimônia, foi anunciado o Academy Museum of Motion Pictures, um Museu do Oscar. Ele estará aberto ao público no dia 14 de dezembro. Mais informações em Academy Museum.

In Memoriam

A cantora Billie Eilish, vencedora do Grammy 2020, fez a apresentação do In Memoriam ao lado de seu irmão, Finneas. Ela cantou “Yesterday”, dos Beatles.

Cats no Oscar

Os atores James Corden e Rebel Wilson subiram ao palco vestidos como no musical Cats para apresentar a categoria de Melhores Efeitos Visuais. Eles, inclusive, brincaram com o microfone como se fossem gatos.

Hildur Guðnadóttir se torna a quarta mulher a vencer o prêmio de Melhor Trilha Sonora

A compositora Hildur Guðnadóttir foi aplaudida de pé ao vencer o prêmio de Melhor Trilha Sonora por Coringa. Ela foi a primeira mulher a vencer o prêmio nos últimos 23 anos e a quarta na história do Oscar. Em seu discurso, ela disse:

“Para todas as garotas, mulheres, mães e filhas, que sentem a música dentro de vocês, falem em voz alta. Nós precisamos ouvir a voz de vocês”.

Bong Joon-ho vence o prêmio de Melhor Direção

O cineasta Bong Joon-ho levou pra casa o prêmio de Melhor Direção por Parasita. Ele homenageou os outros indicados em seu discurso, inclusive Martin Scorsese, que foi aplaudido de pé:

“Quando eu era um jovem estudante de cinema, havia um ditado que eu esculpi profundamente em meu coração que é: ‘O mais pessoal é o mais criativo’, que vem do nosso grande Martin Scorsese”.

Joaquin Phoenix vence o prêmio de Melhor Ator

Outro discurso marcante foi o de Joaquin Phoenix ao vencer o prêmio de Melhor Ator por Coringa. Ele levantou questões como os direitos dos animais e o meio ambiente, além de e agradecer por ter recebido uma segunda chance:

“Acho que é quando estamos em nosso melhor, quando nos apoiamos, e não quando cancelamos uns aos outros por erros do passado, mas quando nos ajudamos a crescer, quando educamos uns aos outros, quando guiamos uns aos outros para a redenção. Isso é o melhor da humanidade”.

O ator ainda fez uma homenagem ao seu irmão River Phoenix, que sofreu uma overdose aos 23 anos de idade, em 1993:

“Quando ele tinha 17 anos de idade, meu irmão escreveu uma música em que dizia ‘vá ao resgate com amor, e a paz o seguirá’”.

Parasita vence o prêmio de Melhor Filme

Pegando todo mundo de surpresa, Parasita fez história ao vencer o prêmio de Melhor Filme sobre o favorito 1917. Ele se tornou o primeiro longa não falado em inglês a conseguir o feito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui