Em comunicado oficial, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela entrega dos prêmios do Oscar, anunciou mudanças em algumas de suas regras. Entre elas, está o novo nome da categoria Melhor Filme em Língua Estrangeira (Foreign Language Film, originalmente), que passará a se chamar International Feature Film – que fica Melhor Filme Internacional, em português.

“Nós percebemos que a referência ‘estrangeiro’ está datada na comunidade global de cineastas (…) Nós acreditamos que ‘Filme Internacional’ representa melhor essa categoria, e promove uma positiva e inclusiva visão sobre o cinema, e a arte do cinema é uma experiência universal”, disseram Larry Karaszewski e Diane Weyermann, representantes do comitê da categoria.

De acordo com o comunicado, essa decisão não afeta nenhuma regra existente da categoria, com exceção de um aumento na lista de finalistas para a indicação. Agora, esses passarão a ser dez.

Outra alteração notável foi no que diz respeito a Maquiagem e Cabelo. Agora, ao invés de três, cinco filmes poderão disputar por esse prêmio, se igualando às outras categorias (com exceção de Melhor Filme). Houve também a manutenção da regra que exige que um filme fique sete dias em cartaz num cinema comercial, com pelo menos três exibições diárias, para estar apto a ser indicado. Com isso, filmes de serviços de streaming, como Netflix e Amazon Prime, poderão continuar participando da premiação, desde que sigam essa norma.

Além disso, anunciaram algumas mudanças na votação e elegibilidade de animações e curta-metragens. Um exemplo é a opção dos curtas live-action e animados se qualificarem através de exibições em cinemas de Nova York ou Los Angeles. Todas essas novidades já serão consideradas para a próxima edição da premiação.

O Oscar 2020 acontecerá no dia 9 de fevereiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui