Segundo o Hollywood Reporter, a Warner estaria planejando produzir um reboot da trilogia Matrix. Desta vez, o filme não teria envolvimento das irmãs Wachowski, responsáveis pela franquia original. Além disso, rumores apontam Michael B. Jordan no elenco deste novo projeto.

Como sabemos, nos últimos anos, hollywood vêm investindo cada vez mais em reboots de franquias consagradas como O Exterminador do Futuro, Kong: A Ilha da Caveira e Homem de Aço. Essas reciclagens cinematográficas costumam passar por altos e baixos, mas será que queremos um reboot de Matrix?

Reboot ou reinicalização designa uma nova versão de uma obra de ficção. Um reboot difere do remake e da prequela, que normalmente, são consistentes com o cânone previamente estabelecido. O remake se propõe a refazer um filme ou série de TV, mantendo personagens, eventos, ou mesmo toda a história.

– Wikipedia

Matrix revolucionou a forma de se fazer efeitos especiais, sendo referenciado por outras produções e lembrado até os dias de hoje. Mesmo assim, a característica que consagrou o filme foi o seu conceito. Através dele, podemos refletir sobre a realidade e nossa própria existência. Matrix nos propõe pensar se o mundo em que vivemos é real ou uma simulação. Se fazer um remake de um filme tão profundo já é difícil, imagina rebootar toda a saga.

Nem todo reboot é uma péssima ideia, temos bons exemplos como a trilogia Batman de Christopher Nolan, O Planeta dos Macacos e até mesmo o recente Kong: A Ilha da Caveira. Esses filmes conseguiram não só capturar a essência dos personagens, mas criar uma nova história tão ou mais interessante que a original.

bladerunner2049xx-1

Por outro lado, existem filmes que são tão marcantes que não faz sentido tentarem recriá-lo. Star Wars, Blade Runner e De Volta Para o Futuro são alguns dos muitos exemplos de filmes que não precisam de um remake ou um reboot. Principalmente um reboot. Mesmo assim, eles podem funcionar como uma sequência, como está acontecendo com Star Wars e futuramente com Blade Runner, que tem lançamento previsto ainda para esse ano.

Mesmo que o resultado seja positivo, as expectativas para um reboot de Matrix estão baixas, especialmente pelo péssimo histórico que tivemos nos últimos anos. O que podemos fazer é esperar e torcer para uma boa adaptação da obra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui