Com a Fase 3 do MCU chegando ao fim, o hype para a Fase 4 está nas alturas. Datas para oito filmes da Marvel já foram anunciadas pela Disney, colocando várias especulações no ar.

Mas, ao invés de especular quais serão os heróis explorados a partir de agora – algo divertido, mas um pouco desnecessário, com tantas confirmações -, que tal imaginarmos quem serão os antagonistas nessas obras?

Com base nos meus desejos como fã, e no que acho que é possível, fiz esta lista dos 10 vilões que deveriam aparecer na Fase 4 da Marvel. Deslize para o lado para descobrir quais são.

1 - Treinador (Viúva Negra)

Comecemos pelo primeiro filme da Fase 4: Viúva Negra. A escolha mais óbvia seria Yelena Belova, uma clássica rival da heroína nos quadrinhos. Porém, rumores recentes indicam que ela será interpretada por Florence Pugh, podendo se tornar um tipo de sucessora da Natasha. Ainda que não esteja confirmado, essa teoria faz bastante sentido, ainda mais se considerarmos os eventos de Ultimato.

Sendo assim, a próxima escolha mais óbvia para um antagonista seria Tony Masters, vulgo o Treinador. Isso faria muito sentido se o filme realmente se passasse após Guerra Civil, já que os Vingadores teriam que ter sido apresentados para ele funcionar. O personagem surgiu nas histórias dos heróis, na década de 1980 (apareceu brevemente na edição 195, mas estampou a capa na 196), como um oponente que domina os estilos de luta dos membros da equipe. Sua memória fotográfica permitiu que ele o fizesse, além de um arsenal que conta com um escudo e um arco e flecha, por exemplo. 

É um vilão clássico que poderia gerar cenas de ação muito boas (seria como ver a Natasha enfrentando os próprios Vingadores, de certa forma). Ele também tem um senso de humor sensacional, tendo ficado popular nos quadrinhos e aparecido em diversas outras mídias.

Seria uma ótima escolha para a Marvel. Poderia ser esse o papel de David Harbour no longa? Esperemos para saber.


2 - Mordo (Doutor Estranho 2)

O personagem teve um desenvolvimento um pouco brusco no primeiro filme, mas agora já deram a deixa, então dificilmente ele não terá um papel de antagonismo no segundo filme. Será mantido até o final? Não sabemos... Afinal, já foi aliado de Strange. O importante é que ele é o maior inimigo do Mago Supremo nos quadrinhos e merece algum destaque. Estou ansioso para ver um 1 v 1 entre os dois. Isso sem falar que, com o roteiro certo, Chiwetel Ejiofor tem tudo para fazer um vilão memorável.

3 - Pesadelo (Doutor Estranho 2)

Não foi o Scott Derrickson (diretor do primeiro filme e provavelmente do segundo) que falou que queria trazer o Pesadelo para a sequência? Estava me contentando com o fato do Mordo ser o vilão, mas agora que ele fez isso... Imagina só toda aquela criatividade das sequências da Dimensão Espelhada empregada na Dimensão dos Sonhos? Pode ser sensacional.

Sem falar que o Pesadelo é um vilão clássico do Doutor Estranho, tendo aparecido em sua primeira história (Strange Tales #110, de 1963). Se quiserem se aprofundar na mitologia do herói (o que é provável, dada a sua popularidade pós-Guerra Infinita), esse é um bom caminho.

4 - Namor (Pantera Negra 2)

Agora que Wakanda se abriu para o mundo, o próximo passo seria enfrentar pretensões imperialistas de outros países. Se for o caso, por que não se utilizar disso para apresentar outra nação fictícia? Que tal o Reino de Atlantis?

Muitos fãs jurariam de pé junto que lembraram do Namor quando Okoye disse, em Ultimato, que estava tendo um terremoto debaixo d'água. Pessoalmente, acho um pouco de exagero assumir isso, mas por que não se aproveitar do hype gerado para realmente introduzir o Namor? O cara é um dos personagens mais antigos da Marvel (de 1939, quando a editora ainda se chamava Timely Comics) e um anti-herói de peso, que já enfrentou T'Challa nos quadrinhos. E sem querer insinuar nada, mas... o Namor é um mutante. Imagina só o que poderia vir a partir daí? Uma dica: começa com X.

5 - Cavaleiro Negro / Augustine Du Lac (Pantera Negra 2)

Agora, se introduzir um personagem como o Namor for um passo muito largo no momento, poderiam manter a premissa de uma ameaça imperialista/neocolonizadora com o Cavaleiro Negro. Mas qual deles? Tiveram muitos. 

Bom, para quem está familiarizado com as histórias do Pantera Negra nos quadrinhos, sabe que a única escolha possível é Augustine Du Lac. Um fundamentalista católico, Du Lac invade Wakanda com uma equipe de super-vilões e tenta converter a população para a sua religião. 

E, spoiler: T'Challa o derrota e fica com sua Espada de Ébano. Quem jogou com o personagem em Marvel Ultimate Alliance 2 sabe como é uma combinação perfeita. Isso sem falar que, se a Marvel realmente estiver interessada em fazer um filme do Dane Whitman (o Cavaleiro Negro bonzinho), seria uma oportunidade interessante para introduzir essa mitologia. Só fazer de Du Lac o seu tio, ao invés de Nathan Garrett.

6 - Mandarim (Shang-Chi)

Essa já tá sendo falada há algum tempo. Vamos lá.

Recentemente, Kevin Feige disse que existem planos para utilizarem o verdadeiro Mandarim em algum filme da Marvel. Como não deve ser num Homem de Ferro 4, nenhuma outra franquia seria mais apropriada do que Shang-Chi para recebê-lo.

Nos quadrinhos clássicos do Mestre do Kung Fu, ele se descobre filho de um super-vilão, o Fu Manchu. Como usar esse nome acarretaria em problemas de diferentes dimensões para o estúdio (além de ser estereotipado, é um personagem recorrente em outras obras), poderiam introduzir o Mandarim no lugar e - por que não? - os dez anéis. Daria uma força a mais para o projeto.

7 - Genis-Vell (Capitã Marvel 2)

O universo cósmico da Marvel é tão rico quanto imprevisível. São tantos personagens menos conhecidos, que qualquer um poderia aparecer. Mas, se quiserem continuar explorando a batalha de Carol contra o exército Kree e sua luta pelo fim da Guerra Kree/Skrull, Genis-Vell poderia ser um bom nome. Nos quadrinhos, o personagem é o filho de Mar-Vell que chega a assumir o manto do pai, mas se revela mentalmente instável e perigoso. 

Claro que, no filme, algumas alterações seriam feitas, mas a ideia de um oponente que tem acesso aos mesmos poderes de Carol pode dar pano para manga - ainda mais se ele for filho de sua mentora, Mar-Vell. Poderiam explorar mais o passado da personagem, que foi brilhantemente interpretada no primeiro filme por Annette Bening.

8 - Titus (Nova)

Considerando que a Marvel escolha adaptar a história de Sam Alexander (o que faria mais sentido, sob um ponto de vista mercadológico), Titus seria um bom primeiro vilão para o jovem. Nos quadrinhos, ele também é um de seus primeiros inimigos. Ele busca o capacete de Jesse Alexander, o pai do menino, e ameaça sua família e amigos para obtê-lo. 

O legal da história é que, assim como Jesse, Titus é um Supernova. O vilão diz para Sam que matou o seu pai quando, na verdade, ele ainda estava vivo e refém dos Chitauri. Então, não só seguiriam a tradição de um vilão que espelha o herói (com a adição dele ser um tigre gigante com um canhão no lugar de uma das patas), mas também poderiam explorar o passado do pai e a Tropa.

Uma mudança interessante seria fazer de Richard Rider o pai de Sam, porque aí aproveitariam os dois Novas mais populares - mas isso é assunto para outra lista.

9 - Norman Osborn (Homem-Aranha 3)

Existem muitas especulações acerca da presença de Norman Osborn no MCU. Alguns acreditam que ele poderia ser o grande vilão da Fase 4. De fato, rumores sobre a Marvel querer fazer filmes dos Thunderbolts e dos Vingadores Sombrios ajudam, já que ele foi integrante (e fundador, no caso do segundo) dos dois grupos. 

Se por um lado seria sua terceira adaptação (ou quarta, se contarmos sua breve participação em Homem-Aranha: No Aranha-Verso) para as telonas em aproximadamente 20 anos, por outro poderiam mostrar uma face completamente diferente do personagem. Ao invés de já começarem apresentado-o como um cientista/empresário com uma dupla personalidade (se tornando o Duende Verde), poderiam introduzir uma versão mais pé no chão e conectada ao MCU.

Uma boa base seria a fase pós-Invasão Secreta, onde ele se torna um herói, assume a diretoria da SHIELD e muda seu nome para HAMMER. Daí, ele começa a usar a armadura do Patriota de Ferro, como uma espécie de substituto do Homem de Ferro e do Capitão América, e forma os Vingadores Sombrios, com a presença de Venom, Mercenário, Moonstone, Sentinela, Ares e Noh-Varr - cada um assumindo a identidade de um vingador clássico (tirando Ares e Sentinela, pois já eram integrantes da equipe). Pode ser muita viagem para um filme do Homem-Aranha? Sim, mas ao menos poderiam introduzir Osborn e a HAMMER, para ele ganhar uma presença maior no universo compartilhado posteriormente.

10 - Kang (Vingadores 5)

Agora já estou indo longe. Mas, convenhamos, a Marvel vai fazer mais filmes dos Vingadores. Podem não ter a mesma formação, ou o mesmo nome (Jovens Vingadores? Novos Vingadores?), mas duvido que não tenha um grande crossover entre todos os personagens até o final da Fase 4. Sendo assim, quem poderia ser a grande ameaça a reuni-los? Dependendo de mim, seria Kang. Além de um vilão clássico nos quadrinhos do grupo, ele tem tudo para ser introduzido em breve nos cinemas. Vamos por partes.

Em primeiro lugar, no último filme da equipe, os heróis mexeram com o tempo. Ora, o tempo é a ferramenta de trabalho de Kang. Não sei qual link poderiam fazer, mas imagino que dê para pensar em algo.

Também tem o fato de Nathan Richards, o alter-ego do vilão, já ter assumido a identidade de Rapaz de Ferro nos quadrinhos - um membro dos Jovens Vingadores. O ator Ty Simpkins, que interpretou Harley Keener em Homem de Ferro 3 e Vingadores: Ultimato, já demonstrou interesse em assumir essa identidade. Será que um pequeno retcon não poderia torná-lo o jovem Nathan?

E, sim, você leu corretamente: o sobrenome dele é Richards, igual a Reed Richards. Quem acompanha os quadrinhos já sabe disso faz tempo, mas caso você não saiba, ele é parente do Senhor Fantástico. Mais especificamente, pai (pelo menos em algumas versões. É um pouco confuso). Se a Marvel quiser realmente trazer o Quarteto Fantástico, vai ver esse pode também ser um bom ponto de partida.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui