Anunciado em 2019 durante a San Diego Comic-Con, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura finalmente chegou aos cinemas, dando um passo importante para a Marvel Studios dentro e fora das telas. Entre as principais surpresas do longa, está a aparição do grupo Illuminati, que já foi adiantada nos trailers. Mas quem são os Illuminati?
Nos quadrinhos
Na Marvel Comics, a primeira aparição da equipe aconteceu na HQ New Avengers #7, após as consequências da guerra Kree-Skrull. O Illuminati é um grupo secreto formado pelos maiores gênios e grandes líderes do planeta. Seu objetivo é tomar decisões em prol de todas as raças nascidas na Terra. Eles foram responsáveis por decidir o futuro de Wanda durante os eventos de Vingadores: A Queda e Dinastia M; assim como causaram as aventuras de Planeta Hulk e Hulk Contra o Mundo.
Os membros da primeira formação foram:
- Professor X (Líder dos X-Men – Representava os Mutantes e os X-Men)
- Doutor Estranho (Líder dos Defensores e Mago Supremo da Terra – Representava os Magos e os Defensores)
- Senhor Fantástico (Líder do Quarteto Fantástico – Representava o Quarteto Fantástico)
- Namor (Rei de Atlântida – Representava os Atlantes)
- Homem de Ferro (Líder dos Vingadores – Representava os Vingadores e os Humanos)
- Raio Negro (Rei da raça Inumana – Representava a raça Inumana).
Já em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, o grupo faz uma aparição com novos membros. Confira abaixo, COM SPOILERS:
Karl Mordo (Chiwetel Ejiofor)
Quando vimos Mordo nos trailers, imaginávamos que seria aquela versão do personagem da cena pós-créditos de Doutor Estranho, caçando outros magos. Porém, aqui temos uma versão alternativa que ocupa a cadeira do Doutor Estranho como o Feiticeiro Supremo – e agora membro dos Illuminati.
Professor Xavier (Patrick Stewart)
Já tínhamos ouvido a voz do Professor Xavier no trailer de Multiverso da Loucura, então essa já era uma presença confirmada. Foi ótimo ver Patrick Stewart voltando a viver o personagem, mesmo que essa não seja a mesma versão dos filmes dos X-Men. Sua aparição contou com a trilha sonora de X-Men: A Série Animada, dos anos 1990, e teve até sua famosa cadeira de rodas flutuante amarela. Outro detalhe interessante é o visual das ondas mentais no momento em que ele utiliza seus poderes telepáticos.
Capitã Carter (Hayley Atwell)
Depois de ganhar um episódio em What If…?, agora a Capitã Carter fez sua estreia em live-action. Sua participação já estava sendo considerada pelo vislumbre de seu escudo no cartaz e no trailer, além da própria Hayley Atwell ter participado do tapete vermelho do longa. Sua aparição foi marcada pela trilha sonora original de Capitão América e até a clássica frase “posso fazer isso o dia todo”.
Raio Negro (Anson Mount)
Inumanos ganhou sua própria série de TV em 2017, pela ABC, mas foi logo cancelada por não ter agradado ao público. Felizmente, o ator Anson Mount foi aproveitado para voltar a viver o Raio Negro, o Rei dos Inumanos e membro original do grupo nos quadrinhos. O que chama atenção nessa versão do personagem é seu uniforme, que segue um visual mais fiel às HQs.
Capitã Marvel (Lashana Lynch)
Enquanto no universo principal do MCU Maria Rambeau foi responsável por formar a S.W.O.R.D., em um universo alternativo ela se torna a Capitã Marvel, no lugar de Carol Danvers. Essa ideia é bastante interessante e seria legal entender como exatamente isso aconteceu – quem sabe em um episódio de What If..? A atriz Lashana Lynch também esteve presente na premiere de Multiverso da Loucura, confirmando sua participação, além de já ter aparecido nos trailers rapidamente.
Senhor Fantástico (John Krasinski)
A Marvel Studios já havia confirmado que o Quarteto Fantástico ganharia um filme no MCU, mas não imaginava que já veríamos um membro da equipe tão cedo. John Krasinski era a escolha perfeita dos fãs para o papel, então vê-lo no filme foi a realização de um sonho. Em seus diálogos, é dito que ele já é pai de Franklin e Valeria, além de Sue Storm estar viva – provavelmente interpretada por Emily Blunt. É uma pena que esta versão já tenha morrido, pois provavelmente outro ator será escalado para o longa da equipe.