Shazam! chegou aos cinemas e é um dos melhores filmes da DC Comics até então. Como podemos notar pelo trailer, o longa apresenta diversas referências relacionadas à cultura pop. Entre elas estão jogos, filmes, séries e até mesmo o próprio DCEU.

Separamos as principais em uma lista. Confira no slide abaixo, clicando nas setas:

1. Annabelle

A famosa boneca assombrada da franquia Invocação do Mal esteve presente em Aquaman como um easter-egg e voltou a fazer uma pequena participação em outro filme do DCEU. O motivo desta vez é pelo fato do diretor David F. Sandberg ter dirigido Annabelle 2: A Criação do Mal. Em Shazam!, ela aparece na cena de introdução de Billy Batson, quando o garoto engana policiais e os prende em uma loja. A boneca surge rapidamente junto à outros brinquedos.

2. Game of Thrones

Como já notamos no próprio trailer, uma das séries que Shazam! faz referência é Game of Thrones, que chega à sua última temporada neste mês. Quando Billy conhece Freddy, o personagem de Jack Dylan Grazer conta que a casa em que os órfãos vivem é como na série da HBO. Ele inclusive menciona um caso em que foi empurrado pela janela, fazendo alusão à cena final do episódio um da primeira temporada, quando Bran é empurrado de uma torre por Jaime Lannister, após descobrir o caso entre os dois irmãos. Em Shazam!, a história era apenas uma brincadeira.

3. Aquaman

O personagem vivido por Jason Momoa nos cinemas ganhou diversas referências ao longo do filme. Uma delas é a blusa de Freddy com o símbolo do personagem. Há ainda a cena pós-créditos, em que Shazam tenta falar com peixes como faz o rei de Atlantis.

4. Mulher-Maravilha

A heroína Amazona teve um breve easter-egg. No caso, Freddy também apareceu usando uma blusa com o símbolo da personagem.

5. Batman

Por sua vez, o herói vivido por Ben Affleck nas telonas também ganha algumas menções. Entre elas está a réplica do Batrangue que Freddy possui - onde mais tarde é usado para atacar o Dr. Silvana. Ainda há um boneco do personagem que Shazam joga no Dr. Silvana, enquanto lutam em uma loja de brinquedos. Ambas as cenas estão presentes nos trailers.

6. Superman

O Homem de Aço é um dos personagens que mais ganhou referências durante o longa. No quarto de Freddy podemos ver, além de objetos e um jornal com notícias sobre o herói, a bala autêntica amassada após atingir seu peito. Porém, nada supera a aparição do próprio Superman na última cena do filme, com direito à música tema de John Williams.

7. Batman vs Superman

Outro momento que chama a atenção é quando vemos um garoto brincar com bonecos do Batman e do Superman, fazendo referência direta ao filme Batman vs Superman: A Origem da Justiça, de Zack Snyder. O curioso é que o garoto para de brincar e passa a observar atentamente a luta entre Shazam e Dr. Silvana, como se a mensagem fosse "Esqueça o antigo e abrace o novo".

8. Rocky

O longa do herói se passa na Filadélfia, o mesmo lugar onde é ambientado Rocky. Por conta disso, os personagens visitam a escadaria que o lutador subiu no primeiro filme da franquia e fazem menção ao momento. Além disso, ainda foi usada a música tema do longa: Eye of the Tiger.

9. Mortal Kombat

A franquia de jogos de luta também está presente no filme. Em um primeiro momento, podemos ver Shazam e Freddy jogando-o no quarto. Já no último ato, Eugene, em sua "versão Shazam", cita a famosa frase "Finish Him". Lembrando que Mortal Kombat vai ganhar um novo título em 23 de abril.

10. Street Fighter

Não foi só Mortal Kombat que ganhou referência no filme, como também seu principal concorrente: Street Fighter. No momento em que Eugene ataca um dos Sete Pecados Capitais no parque de diversões, ele diz "Hadouken", fazendo menção ao golpe mais famoso do lutador Ryu.

11. Quero Ser Grande

Desde que o filme foi anunciado, o diretor David F. Sandberg já havia deixado claro que Shazam! seria uma mistura de Superman com Quero Ser Grande. Além do mesmo clima do longa estrelado por Tom Hanks, um clássico elemento presente aqui é o teclado gigante na loja de brinquedos, que permite as pessoas tocarem pisando nas teclas.

12. Watch Dogs e Uplink

Quando Eugene conta a Billy Batson que encontrou a localização de seus pais verdadeiros, ele explica que não é um hacker, mas aprendeu essas habilidades jogando Watch Dogs e Uplink. Nos dois títulos, o jogador controla um hacker.

13. Coisa de Nerd

Por fim, um easter-egg que não poderia ficar de fora é a presença do casal Leon e Nilce dos canais Coisa de Nerd e Cadê a Chave?. Confira mais detalhes clicando aqui.

 

Shazam! está em cartaz nos cinemas. Confira a nossa crítica, clicando aqui.

Veja também:
Shazam! | 10 papéis de Zachary Levi que você talvez não lembre

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui