O último Star Wars chegou aos cinemas e está dividindo os fãs. A produção, dirigida por J.J. Abrams, conta com muitas homenagens aos longas anteriores, e isso incluem referências e easter-eggs. A Ascensão Skywalker também é marcado por cameos e retornos de personagens que marcaram a franquia.

Separamos 24 itens na nossa lista abaixo:

CONTÉM SPOILERS

1. Mustafar

A cena inicial do filme acontece no planeta Mustafar, onde Anakin Skywalker foi gravemente ferido em A Vingança dos Sith. Lá é onde está a Vader Tower, vista em Rogue One: Uma História Star Wars.

2. Trono do Imperador

O trono de Palpatine é baseado em esboços do artista Ralph MacQuarrie para a Sala do Trono do Imperador em O Retorno de Jedi.

3. Treinamento de Rey

Neste filme, Rey continua seu treinamento Jedi, desta vez com Leia. A cena remete ao treinamento de Luke em Uma Nova Esperança, com direito ao capacete e uma esfera que atira laser.

4. Holochess/Dejarik

Introduzido em Uma Nova Esperança, o jogo de tabuleiro holográfico Holochess/Dejarik aparece novamente na Millennium Falcon. Em A Ascensão Skywalker, Poe e Finn acusam Chewbacca de estar trapaceando.

5. 42 anos

Quando o grupo liderado por Rey, Finn e Chewbacca chega no planeta Pasaana, é vista uma celebração que acontece a cada 42 anos. Este número não é apenas uma coincidência, já que o primeiro filme da franquia foi lançado em 1977, há 42 anos atrás.

6. "Eu tenho um mau pressentimento sobre isso"

Após descobrir que está sendo seguido pela Primeira Ordem, Lando diz a famosa frase "eu tenho um mau pressentimento sobre isso" para Finn, Poe e Rey.

7. Habilidade de cura

Uma das habilidades Jedi presentes em A Ascensão Skywalker é a capacidade de cura. Isso foi introduzido no episódio 7 de The Mandalorian, série do Disney+, pelo bebê Yoda.

8. D-O

O Episódio IX apresenta um novo droid à franquia: D-O. O que poucos sabem é que o personagem é dublado pelo próprio diretor J.J. Abrams.

9. John Williams

Responsável pela icônica trilha sonora de Star Wars, o compositor John Williams finalmente fez um cameo na franquia. Ele interpreta um bartender no planeta Kijimi. Seu personagem se chama Oma Tres, um anagrama para "maestro".

10. Battle Droid

Quando a Resistência vai até Babu Frik para traduzir uma língua dos Sith, é possível ver no fundo um Battle Droid de Guerra dos Clones.

11. "Eu sei"

Na cena em que Han Solo aparece para seu filho, Kylo Ren iria dizer algo até que é interrompido pelo seu pai, que responde apenas "eu sei". A frase é dita pelo personagem, pela primeira vez, em O Império Contra-Ataca, após Leia dizer que o ama. Será que ele ia dizer que ama o pai também?

12. Sabre do Luke

Rey decide se exilar no planeta Ahch-To e decide jogar o sabre de Luke em uma fogueira. Porém, nesse momento o Fantasma da Força de Luke o pega e diz que o sabre "deveria ser tratado com mais respeito". Essa cena dialoga com o momento em que o mesmo joga fora seu sabre em Os Últimos Jedi.

13. Levitando a X-Wing

Para ajudar Rey a sair do planeta Ahch-To, Luke levita sua antiga X-Wing. A cena faz um paralelo com o momento em que o Mestre Yoda levita a nave em O Império Contra-Ataca.

14. Manobra Holdo

Quando a Resistência enfrenta os Destroyers da Ordem Final, uma sugestão para eliminá-los é a Manobra Holdo. Ela foi usada pela vice-almirante Holdo em Os Últimos Jedi, quando ela usou um salto para acelerar na velocidade da luz e destruir a nave inimiga. No Episódio IX, é dito que a chance disso funcionar é de uma em um milhão.

15. Aftab Ackbar

Apesar de ter morrido em Os Últimos Jedi, o filho do almirante Ackbar, Aftab Ackbar, aparece na Batalha de Exegol em uma B-Wing. Ele é dublado pelo roteirista Chris Terrio e foi apresentado pela primeira vez nos quadrinhos Star Wars: Allegiance.

16. Greg Grunberg

Outro cameo inserido por J.J. Abrams é Greg Grunberg, de Lost. Ele repete o papel de Snap Wexley, que apareceu em O Despertar da Força.

17. Naves da Resistência

Quando tudo parece estar perdido, a Resistência ganha reforços com diversas naves diferentes. Entre elas, estão X-Wings, Bunker Busters, VCX-100 light freighter modificada (que pode ser a Ghost, de Star Wars Rebels), Crucible (que pertence a Hondo Ohnaka, de Guerra dos Clones), Shadow Caster (usada pela caçadora de recompensas Ketsu Onyo), The Colossus (de Star Wars Resistance), The Eravana (pilotada por Han Solo em O Despertar da Força), Lucrehulk Droid Control Ship (do mesmo tipo que bloqueou Naboo, em A Ameaça Fantasma), além da clássica Millennium Falcon.

18. Wedge Antilles

O personagem Wedge Antilles retorna para a franquia, novamente interpretado por Denis Lawson. Ele foi um dos principais pilotos da trilogia original.

19. Fantasmas da Força

Quando Rey enfrenta Palpatine, ela recebe o apoio dos antigos Jedi, incluindo os das animações. São eles Luke Skywalker (Mark Hamill), Anakin Skywalker (Hayden Christensen), Luminara Unduli (Olivia D'Abo), Ahsoka Tano (Ashley Eckstein), Aayla Secura (Jennifer Hale), Mace Windu (Samuel L. Jackson), Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor e Alec Guinness), Yoda (Frank Oz), Adi Galia (Angelique Perrin), Kanan Jarrus (Freddie Prinze Jr.) e Qui-Gon Jinn (Lian Neeson).

20. Estratégia para derrotar Palpatine

Para derrotar Palpatine, Rey usa a mesma estratégia de Mace Windu em A Vingança dos Sith. Ao atacar seus raios, ela usa seu sabre para repelir o ataque, causando danos ao Imperador. Como ninguém interferiu desta vez, ele finalmente foi derrotado.

21. Chewbacca ganha sua medalha

No fim de Uma Nova Esperança, a Princesa Leia entrega uma medalha para Luke e Han Solo, mas Chewbacca não a recebe. Em A Ascensão Skywalker, Maz Kanata finalmente entrega a Medalha para o Wookiee.

22. Lin-Manuel Miranda

Outro ator que está no filme como cameo é Lin-Manuel Miranda (O Retorno de Mary Poppins, His Dark Materials). Ele aparece junto com a Resistência, celebrando a derrota da Primeira Ordem.

23. Ewoks

Ao final do filme, toda a galáxia comemora a derrota de Palpatine, inclusive Wicket, o líder dos Ewoks, que aparece em O Retorno de Jedi. Ele novamente é interpretado por Warwick Davis.

24. Tatooine

A última cena de A Ascensão Skywalker mostra Rey em Tatooine, enterrando os sabres de Leia e Luke. Assim como Luke em Uma Nova Esperança, ela vê os dois sóis se pondo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui