Além de nostálgico e divertido, Turma da Mônica: Laços é um verdadeiro presente para os fãs ao trazer diversas referências do universo dos quadrinhos de Mauricio de Sousa. O longa mostra tantos detalhes que é preciso assistir mais de uma vez para notar tudo.

Confira abaixo 20 easter eggs e referências que encontramos no live-action (passe para o lado):

1. Vestido vermelho

Nas histórias, os personagens da Turma da Mônica sempre usam as mesmas roupas. A Mônica, por exemplo, está sempre com seu clássico vestido vermelho. Da mesma forma que acontece nos quadrinhos, o filme brinca com essa ideia mostrando que o guarda-roupa da personagem tem vários vestidos iguais para ela usar.

2. Fantasia de Ratinho rosa

Durante a mesma cena dos vestidos, Mônica pega uma fantasia de ratinho rosa. Na verdade, a roupa faz referência ao As Aventuras da Turma da Mônica (1982), clássico filme da turminha formado por vários episódios. Um deles é o Um Amor de Ratinho, onde a personagem acidentalmente é encolhida por uma invenção do Franjinha. O filme está disponível no Youtube.

3. Tônico Capilar

Na história do longa, o Cabelol é um produto que está ganhando fama no Bairro do Limoeiro. O item faz referência ao Cebolinha, que sempre está arrumando uma maneira de fazer seu cabelo crescer - como no episódio O Mônico (disponível no Youtube), em que ele pede ao Franjinha para inventar algo que faça isso acontecer. Já no filme, quem usa o tônico capilar é seu pai, o Seu Cebola.

4. Melancia

Tanto nos quadrinhos quanto no filme, a Magali está sempre com fome. Porém, o que ela mais gosta é de melancia. Então, Laços fez questão de lembrar esse detalhe da personagem, mostrando a fruta cheia de mordidas deixadas pela pequena comilona.

5. Lata de lixo

Como o Cascão não gosta de tomar banho, ele está sempre sujinho. Nas revistas, o personagem muitas vezes aparece dentro da lata de lixo. E o live-action trouxe essa clássica cena.

6. Os sapatos

Em uma das cenas, o quarteto cai de um barranco. Nesse momento, Mônica, Magali e Cascão perdem os seus tênis, enquanto o sapato do Cebolinha continua com ele. Essa é uma referência direta aos quadrinhos, já que o "tloca letlas" é o único dos quatro que usa calçados. O próprio Mauricio de Sousa já revelou em entrevistas que, no começo, ele desenhava sapatos em todos os personagens. Porém, com o aumento da produção de gibis, ele deixou de fazer isso para agilizar o processo. No fim, acabou que só o Cebolinha continuou tendo sapatos desenhados.

7. Mauricio de Sousa

Já que Laços se trata da primeira adaptação live-action dos personagens, nada melhor do que trazer o seu criador. Assim, da mesma maneira que Stan Lee aparecia nos filmes da Marvel, Mauricio de Sousa também faz seu cameo, participando como um jornaleiro que ajuda Mônica e Magali na busca pelo Floquinho. Além disso, atrás dele aparece uma banca cheia de HQs da Turma da Mônica.

8. HQs da Turma da Mônica

A própria banca de jornal é uma grande referência, já que ela mostra vários gibis da Turminha. Detalhe que as graphic novels também aparecem, inclusive a Turma da Mônica: Laços, que inspirou o filme.

9. Participações especiais

Além do Mauricio, outras personalidades aparecem no longa: Sidney Gusman, editor da Mauricio de Sousa Produções; os autores Lu e Vitor Cafaggi, que escreveram a graphic novel de Laços; e também o ator Leandro Ramos, famoso por interpretar o Julinho do Choque de Cultura. Gusman aparece como um vendedor de flores, os Cafaggi são os compradores e Ramos é um vendedor de balões.

10. Personagens secundários

Durante o longa, aparecem vários personagens secundários dos quadrinhos da Turminha. Entre eles estão Xabéu, Cascuda, Quinzinho, Titi, Aninha, Xaveco e Jeremias (respectivamente na imagem).

11. Louco

O ator Rodrigo Santoro faz uma participação especial como o Louco. Esse clássico personagem é conhecido por suas maluquices e por aparecer exclusivamente para o Cebolinha, em vários lugares ao mesmo tempo. Na cena do filme, o menino encontra o Louco quando está passeando pela floresta. Detalhe que o personagem diz seu nome completo: Licurgo Orival Umbelino Cafiaspirino de Oliveira - as iniciais formam o apelido LOUCO.

12. Seu Juca

Nos quadrinhos, o Seu Juca é um personagem que só quer trabalhar em paz. Querido por todos do Bairro do Limoeiro, ele já fez de tudo e trabalhou em muitas coisas, mas sempre se mete em encrenca quando a turminha está por perto. No filme, ele aparece como um vendedor de cachorro quente.

13. Astronauta

Criado em 1963, o Astronauta é um dos personagens mais famosos do Mauricio de Sousa. Ele foi desenvolvido como inspiração no Yuri Gagarin, o primeiro homem a chegar na Lua. No filme, vemos no quarto do Cebolinha um pôster de Astronauta - Assimetria, a terceira graphic novel criada por Danilo Beyruth e inspirada nas HQs originais - as publicações ganharão uma série na HBO (saiba mais aqui). Além disso, astronautas aparecem como estampa do pijama do Cebolinha.

14. Cremilda e Clotilde

Durante sua busca pelo Floquinho, Cascão chega perto de uma casa e, na janela, aparecem duas mulheres idênticas. Uma delas tenta passar o espanador no menino. Na verdade, elas são as irmãs gêmeas Cremilda e Clotilde. As personagens têm mania de limpeza e por isso estão sempre tentando limpar o Cascão.

15. Jotalhão

O clássico elefante verde ficou famoso por estampar um extrato de tomate. No longa, ele aparece como uma pelúcia do Cebolinha e também acessório de porta. Além disso, o Seu Cebola está lendo um jornal onde uma das notícias traz a chamada: "Nasce na África bebê elefante com uma surpresa: ele é verde".

16. Piteco

Em uma das cenas no quarto do Cebolinha, aparece um livro intitulado O Homem das Cavernas e Seus Hábitos. A publicação faz uma referência ao Piteco, personagem criado nos anos 60.

17. Horácio

Mauricio de Sousa já revelou que o dinossauro Horácio é praticamente seu alter ego. O longa homenageia o personagem mostrando ele em forma de pelúcia, na caixa de brinquedos da Mônica.

18. Turma do Penadinho

Em determinado ponto da busca pelo Floquinho, o quarteto principal chega em um cemitério. Para quem conhece os quadrinhos, a cena faz referência a Turma do Penadinho e mostra alguns de seus personagens: o Cranicola, em cima de uma pedra, além de um fantasma que seria o próprio Penadinho. O fantasminha aparece também como uma pelúcia no quarto da Mônica.

19. Papa-Capim

O jornal do Bairro do Limoeiro apresenta outro easter egg. No final do filme, uma das chamadas fala sobre a aparição de um pequeno índio - que seria o próprio Papa-Capim.

20. Romeu e Julieta

Uma das adaptações mais famosas da Turma da Mônica é do clássico Romeu e Julieta, de William Shakespeare. A história já foi adaptada várias vezes pelo Mauricio de Sousa, começando em 1979 com o filme Mônica e Cebolinha – No Mundo de Romeu e Julieta. O live-action faz uma referência mostrando um quadro dos protagonistas, que está no quarto da Mônica.

 

Turma da Mônica: Laços está em cartaz nos cinemas – confira a nossa crítica. Uma continuação já está em desenvolvimento – saiba mais aqui.

Veja também:

Entrevistas com elenco e o diretor Daniel Rezende

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui