Em meio aos pavilhões da XIX Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, o estande da Editora Rocco se destaca com grandes lançamentos e, claro, com a presença de Thalita Rebouças. A autora de mais de 20 títulos arrasta uma legião de fãs em todo local que vai, inclusive em todas as edições do evento, mostrando o quanto seu carisma e suas obras chamam a atenção do público adolescente. Apesar de suas histórias serem direcionadas aos jovens, é muito fácil ver pais e adultos também felizes em estar frente a frente com ela.

A carreira de Thalita como escritora começou justamente na Bienal, quando decidiu abandonar as redações para seguir o sonho de criar histórias. No início dos anos 2000, ela lançou sua primeira obra: Traição Entre Amigas. Como ainda era desconhecida, precisou chamar a atenção e fez isso de uma maneira inusitada: ela subiu na cadeira e falou bem alto que tinha um livro publicado. Assim, desde lá, seu sucesso foi crescendo ano após ano (atualmente, possui mais de 2 milhões de livros vendidos).

Suas obras foram adaptadas para várias mídias, inclusive para os cinemas: É Fada! (2016), baseado no livro Uma Fada Veio Me Visitar e estrelado por Kéfera Buchmann; Fala Sério, Mãe! (2017), com Larissa Manoela e Ingrid Guimarães no elenco; e Tudo por Um Pop Star (2018), trazendo Maisa Silva, Mel Maia e Klara Castanho como protagonistas. Agora é a vez de Ela Disse, Ele Disse – o quarto livro levado para as telonas. Thalita assina o roteiro, ao lado de Tati Ingrid Adão.

Com estreia marcada para 3 de outubro, o longa conta a história de Rosa e Léo, dois novos alunos que enfrentam os desafios da adolescência. Na passagem pela Bienal, Thalita nos contou um pouco de como é ver mais uma obra sua sendo adaptada: “É sempre diferente, sempre muito bacana. Conhecer muita gente é bom, pois a profissão de escritor é tão solitária, e o cinema é o oposto disso. Então, cada diretor e equipe que conheço, cada ator que conheço e dá vida a uma história que saiu da minha cabeça, realmente é muito emocionante e sempre uma surpresa. Fico encantada.”

O filme, dirigido por Claudia Castro, traz no elenco Duda Matte, Marcus Bessa, Giulia Ayumi, Maria Cecília Warpe e Matheus Lustosa. Além deles, Maria Clara Gueiros e Fernanda Gentil também participam. A atriz e apresentadora Maisa Silva repete a parceria com Thalita interpretando a personagem Júlia, a menina mais popular do colégio.

Maisa Silva, Thalita Rebouças e Duda Matte, nos bastidores de “Ela Disse, Ele Disse” – Foto: Globo Filmes/Divulgação

É justamente essa conexão com os jovens que faz a autora ser tão admirada até os dias de hoje. Comentando sobre a rapidez das mudanças tecnológicas, sociais e de diálogos do dia a dia, Thalita ressaltou a importância da atenção para conseguir acompanhar tudo:

“Acho que observando, nunca deixei de observá-los. Trato eles com muito amor e respeito. Não quero ensinar nada para eles, quero apenas fazer com que pensem a partir do que lerem. Então, nós temos uma parceria – eu e os jovens, sabe? – me curtem e eu curto eles. Uma ajuda mútua.”

Ela Disse, Ele Disse tem a distribuição da Imagem Filmes e coprodução da Globo Filmes. O longa chega aos cinemas em 3 de outubro.

A 19ª Bienal Internacional do Livro Rio acontece até o dia 8 de setembro, no Riocentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui