A 19ª Bienal Internacional do Livro Rio começou hoje (30). Durante dez dias (até o dia 08 de Setembro), o evento vai trazer uma programação com diversas atrações não só para os leitores, mas também para os amantes de cultura pop, arte e tecnologia. Autores e personalidades vão passar pelos estandes para autografar os livros e encontrar os fãs.

O evento teve uma abertura especial com a presença ilustre do cartunista Mauricio de Sousa. O criador da Turma da Mônica sempre está em todas as edições da Bienal e nesta, ele ganhou um painel gigante em comemoração aos seus 60 anos de carreira. O espaço com estêncils, assinado por Simone Sapienza Siss, traz um panorama com o desenvolvimento dos traços, sendo todo ilustrado com seus personagens (como Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão e Astronauta). O destaque fica para um grande desenho dele com Bidu, o cachorrinho azul que foi uma de suas primeiras criações. Mauricio também fez questão de assinar o painel.

Sempre com uma boa média de público, esse primeiro dia da 19ª Bienal já mostrou que receberá muitos visitantes. Escolas e profissionais do livro passearam pelos pavilhões, conheceram as atrações e os jovens correram atrás de autógrafos e encontros com os ídolos. Os estandes chamam a atenção pelas diferentes estruturas, elementos decorativos e criatividade para atrair pessoas – incluindo sorteios e promoções.

A Submarino, por exemplo, apresenta uma nuvem de livros pendurados e descontos exclusivos. Além dela, a editora Rocco se destaca em sua entrada, trazendo um chão de obras protegidos por vidros; a Intrínseca disponibiliza um belo local para tirar fotos; e a Panini traz vários lançamentos inéditos, principalmente da Turma da Mônica. A Companhia das Letras também merece ser mencionada com seu estande bastante colorido, chamativo e que fará a alegria do público infantil.

Esse ano, o evento quis dedicar um espaço especial para as crianças: o Pavilhão Infantil. Os corredores do local apresentam vários livros, de diversas editoras, além de apresentações de dança e contações de histórias ao vivo. No centro do espaço, uma floresta sensitiva chama a atenção dos pequenos.

Apesar do foco nos livros, o evento sempre expande os seus assuntos, e esse ano não será diferente. Empresas vão apresentar diversas novidades do mundo digital que se tornarão tendência no futuro. A Microsoft participa pela primeira vez da Bienal do Rio e, através de experiências interativas, apresenta tecnologias que ajudam a incluir mais pessoas no universo da leitura. Tudo para facilitar a aprendizagem com recursos tanto para alunos quanto professores.

No Espaço de Leitura e Aprendizagem, em parceria com o Instituto Crescer, ocorrerão, de hora em hora, sessões demonstrativas do uso de inovações tecnológicas como Inteligência Artificial no ambiente de sala de aula e a aplicação do recurso na plataforma inclusiva Microsoft Learning Tools – um conjunto de ferramentas gratuitas que possibilitam o aperfeiçoamento da leitura, escrita e compreensão de textos dos alunos, independente de sua idade e habilidades. Esses recursos foram pensados para auxiliar alunos com dislexia, porém podem ser aplicados a diversos estudantes, com o objetivo de proporcionar mais acessibilidade e inclusão na sala de aula.

Estande da Microsoft – Foto: Pedro Henrique Figueira/Trem do Hype

Como em todos os anos, o maior evento literário do país se mostra divertido, social, atraente e inclusivo.

Todas as informações e atrações da Bienal você encontra no site oficial, clicando aqui.

SERVIÇO

19ª Bienal Internacional do Livro Rio
30 de Agosto a 08 de Setembro

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO
Segunda à Quinta: 09h às 21h
Sexta-feira: 09h às 22h
Finais de Semana: 10h às 22h

INGRESSOS
Inteira: R$30,00
Meia-entrada: R$15,00

DÚVIDAS
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui